ESPECIALIDADES

  • › Carga Imediata
  • Esta é uma técnica que possibilita, de acordo com as indicações de cada caso, instalar os implantes e confeccionar os dentes – provisórios ou definitivos – na mesma etapa. Assim, o paciente que antes precisaria aguardar um período entre três a seis meses para a colocação dos dentes, pode ganhar muito em estética e conforto logo após a cirurgia, saindo do consultório já reabilitado logo após a instalação dos implantes.A técnica da carga imediata pode ser utilizada para o paciente desdentado total (que perdeu todos os dentes), desdentado parcial (que perdeu alguns dentes) e também para situações de extrações imediatas por fraturas ou cáries em que é instalado o implante imediatamente após a extração e sobre o qual é confeccionada a coroa protética. Essa técnica evita o desconforto e o constrangimento do paciente de ficar sem dentes, já que ele sai reabilitado do procedimento cirúrgico.
  • › Cirurgia Buco Maxilo Facial
  • Texto não incluído.
  • › Cirurgias com Sedação
  • Atualmente, com inúmeros recursos disponíveis, mais um motivo vem ajudar àqueles que têm um certo receio de se submeter a procedimentos cirúrgicos. Para diminuir o desconforto e a ansiedade do paciente durante cirurgias ou procedimentos muito longos, disponibilizamos a opção de anestesia com sedação, sob supervisão de um médico anestesista que acompanha todo o procedimento. Com isso, damos a oportunidade às pessoas de transformarem uma situação nem sempre agradável em um processo mais simples e muito seguro.
  • › Clareamento Dental
  • Este procedimento destina-se àquelas pessoas que valorizam um sorriso belo e saudável. Com o clareamento dental é possível reduzir a cor dos dentes em até três tonalidades. Existem dois tipos de clareamento: o caseiro e o laser. O clareamento caseiro utiliza um gel o auto ativado enquanto que no clareamento a laser o mesmo produto precisa de luz para agir (foto ativado). O produto de clareamento age dentro dos micro túbulos da dentina (região do dente entre o esmalte e a polpa) através de uma reação química que clareia os pigmentos dos dentes. A sensibilidade que muitos pacientes relatam deve-se à ação do ácido durante a penetração nos túbulos dentinários, porém aparece somente durante o período do clareamento. É importante ressaltar que o acompanhamento do seu dentista é fundamental, uma vez que o uso abusivo dos produtos para clareamento podem provocar desmineralização nos dentes.
  • › Enxertos Ósseos
  • Esta é uma técnica que possibilita, de acordo com as indicações de cada caso, instalar os implantes e confeccionar os dentes – provisórios ou definitivos – na mesma etapa. Assim, o paciente que antes precisaria aguardar um período entre três a seis meses para a colocação dos dentes, pode ganhar muito em estética e conforto logo após a cirurgia, saindo do consultório já reabilitado logo após a instalação dos implantes. A técnica da carga imediata pode ser utilizada para o paciente desdentado total (que perdeu todos os dentes), desdentado parcial (que perdeu alguns dentes) e também para situações de extrações imediatas por fraturas ou cáries em que é instalado o implante imediatamente após a extração e sobre o qual é confeccionada a coroa protética. Essa técnica evita o desconforto e o constrangimento do paciente de ficar sem dentes, já que ele sai reabilitado do procedimento cirúrgico.
  • › Implantes
  • A Implantodontia Oral é a especialidade que se preocupa em repor as raízes que faltam através de parafusos chamados implantes. Os implantes são materiais constituídos de titânio (material bioinerte e biocompatível), que não provoca rejeição do organismo. O implante funciona como uma raiz artificial que irá servir de suporte para a conexão das coroas dentárias artificiais.
  • › Ortodontia
  • Texto não incluído.
  • › Ortopedia Facial
  • Texto não incluído.
  • › Periodontia
  • A periodontia é a especialidade que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Esse sistema é formado pelo osso alveolar, onde estão inseridos os dentes pelo ligamento periodontal. É um sistema de fibras que une o dente ao osso, pelo cemento, isto é, tecido que recobre a raiz do dente e pela gengiva, que é o tecido que recobre o osso e sustenta os dentes. Entre as doenças que a especialidade trata estão a placa bacteriana, a gengivite e a periodontite e o não tratamento destes processos inflamatórios pode levar à perda do elemento dental.
  • › Piercing Dental
  • O piercing dental é uma ótima alternativa para as pessoas que querem um detalhe a mais no corpo, totalmente reversível e que não deixa cicatrizes. O piercing é um cristal colado no dente, sem haver necessidade de perfuração. Sua remoção também é muito fácil, não havendo nenhuma contra-indicação para a sua colocação.
  • › Prótese Dentária
  • A Prótese Dentária é a especialidade que se destina a repor os dentes ausentes nas arcadas dentárias. A reposição desses dentes pode ser feita através de diferentes tipos de próteses. Próteses Parciais Removíveis (ponte móvel), Próteses Totais (dentaduras), Próteses Adesivas, Próteses Fixas cimentadas (sobre dentes naturais ou implantes), Próteses Fixas parafusadas (sobre implantes). A prótese fixa sobre implante é a mais recomendada pois, além do aspecto estético mais natural, possibilita maior conforto ao paciente por não necessitar ser removida da boca. Os custos desse tipo de prótese vem diminuindo com o passar dos anos, em razão da maior concorrência entre as empresas que fabricam os implantes, das tecnologias terem se aperfeiçoado e também da utilização de ligas e materiais mais acessíveis com a mesma qualidade.
  • › Prótese Fixa Dentogengival
  • Esta é uma técnica pioneira, desenvolvida pelo Dr. Darcymar Martins da Rosa e pelo TPD Juvenal de Souza Neto, que possibilita que pacientes que não queiram ou não possam realizar cirurgias obtenham um resultado estético e funcional tão satisfatório quanto se fossem se submeter a reconstruções ósseas ou gengivais. O princípio básico da técnica é trabalhar com a porcelana rosa, reproduzindo em cor, forma e textura, as regiões gengivais deficientes. Os resultados estéticos obtidos com o desenvolvimento dessa técnica foram excepcionais. Os profissionais apresentaram relatos de casos clínicos em congressos nacionais e internacionais e, em 2003 lançaram o primeiro livro sobre esta técnica no Brasil – Odontologia Estética e a Prótese Fixa Dentogengival – pela editora Artes Médicas e no ano seguinte o livro foi traduzido para o espanhol pela Amolca.
  • › Restaurações
  • A especialidade Dentística oferece a oportunidade de restaurar os dentes quando estes apresentam cáries ou desmineralizações. Essa área da odontologia progrediu muito ao longo dos anos, deixando de utilizar o metal tóxico mercúrio para utilizar resinas híbridas da mesma coloração dos dentes para as reconstruções. Ao contrário do que se ouve, uma restauração com resina, quanto executada de acordo com a técnica correta, tem uma durabilidade que pode ultrapassar as de amálgama. O resultado estético também faz diferença – nem sempre é possível identificar as restaurações de resina.
  • › Tratamento de Canal
  • A especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal é a Endodontia. Ela estuda a porção “viva” do dente, que compreende a polpa dentária (porção mais interna do dente), os canais radiculares (que ficam dentro da raiz do dente) e os tecidos apicais (encontrados próximos à ponta da raiz), assim como as doenças que podem ocorrer nessas estruturas. Quando um dente sofre um trauma, uma fratura, uma lesão periodontal, uma cárie muito profunda ou outras doenças nas estruturas internas do dente, o tratamento de canal se faz necessário, a fim de manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos de implantação e suporte.